Meios de produção e Socialismo

Os partidos de esquerda quando chegam ao governo tentam administrar o sistema capitalista, mas nunca o conseguem porque é impossível. Este sistema produz riqueza, mas não a distribui. O desemprego cada dia é maior e o número de pessoas que passam fome aumenta. Quando um partido de esquerda tenta diminuir a miséria, vem outro de direita e desmancha tudo: privatizam, vendem as empresas, acabam com a indústria. Em sete anos, perdemos conquistas conseguidas durante décadas.

Todo pais é governado por dois blocos (ou de esquerda ou direita) de partidos: um que quer governar e outro que quer desgovernar para ele subir ao governo.

A direita usará todo tipo de mentira para conseguir maioria na câmara e no congresso; o conseguem porque tem o poder econômico e financeiro. Com maioria nessas duas casas fica fácil usar todos os recursos até para derrubar a presidenta Dilma ou outro presidente de esquerda.

Poderosos são a Câmara e o Congresso, por onde têm que passar todas as reformas para serem aprovadas e realizadas. Não basta eleger o presidente da república de esquerda, se não elegermos maioria que lhe permita governar sem ter que fazer concessões à Burguesia.

A permanência dos juros altos aprovados pelo Banco Central (Roberto Campos Neto) contra a opinião dos renomados economistas e até do presidente Lula é uma evidência do poder limitado do Presidente.

Essa autonomia do Banco Central (arquitetada pelo golpe da burguesia) privilegia os ricos que preferem empregar seu dinheiro no campo financeiro, sem riscos a empregar na indústria criando empregos.

Esses juros altos são os que ajudam os ricos a ficar bilionários, da noite para o dia, e os pobres serem mais pobres a cada dia.

Mas o centro do poder está nos meios de produção. Estes hoje estão nas mãos dos capitalistas que se apropriaram da mais-valia não paga aos operários. Com estes meios de produção nas mãos, podem provocar crises econômicas (2008) e crises políticas (2016) abrindo ou fechando as torneiras dos investimentos. Podem aumentar o desemprego e a fome e, diante destes dois problemas tão vitais, não tem governo de esquerda que não seja derrubado (com a Dilma) ou candidato a presidente que não seja preso (como o Lula).

Portanto, disputar o controle dos meios de produção se faz necessário, conquistar uma sociedade socialista como alternativa ao sistema capitalista que já sabemos que historicamente (assim como o escravismo e o feudalismo) é de exploração e subjugação dos seres humanos por uma minoria chamada Burguesia.

Imagem: MustangJoe/Piaxabay

Compartilhe:

Deixe um comentário