Nomes foram dados aos diferentes espaços representativos do espaço coletivo

No sábado, dia 18 de março, houve uma movimentação especial na Casa Delas, espaço cultural independente criado para acolher e incentivar mulheres da região da Cidade Ademar e região a desenvolver seus dotes artísticos, já abordado no Expresso Periférico, localizado na Rua José Eid Maluf, 20, Americanópolis, São Paulo. Dessa vez, o encontro foi para femenagear mulheres mulheres que são referência artística e de luta para elas. Cada cômodo/ canto da Casa recebeu um nome, representado por uma placa.
 
Foram seis os espaços nomeados na Casa: a Sala Estúdio, que recebeu o nome da multiartista e representante da cultura de terreiro Susi Nascimento; a Sala de Entrada recebeu o nome da escritora e educadora Zuca Fonseca, referência na luta política na região da Cidade Ademar; a Sala Co-working recebeu o nome da cineasta e ativista Thaís Scabio, uma das principais referências na luta cultural e pela construção da Casa de Cultura da Cidade Ademar; a Área Externa recebeu o nome de Nenesurreal, artista visual e grafiteira atuante na cultura Hip Hop; a Cozinha recebeu o nome de Princesa da Zona Sul em referência à ativista da Cidade Ademar, brincante da cultura popular; e a Sala Ateliê recebeu o nome de Lids Sikeleli, poeta, afroeducadora atuante na região de Cidade Ademar.

Puderam estar presentes no dia Zuca Fonseca, Thaís Scabio, Susi Nascimento e Princesa da Zona Urbana. Mas a presença de Nenesurreal estava nos muros da Casa e da Lids nas plantas que enfeitam o espaço, além da inspiração que todas trazem para as frequentadoras do espaço. A festa seguiu com a presença da coletiva percussiva Minas de Resistência de Diadema, a banda de metal I-arc de Pirituba e as mulheres da banda Antena Loka de Cidade Ademar e a presença forte das mulheres que fazem acontecer sem pedir licença, como dito no lema da coletiva União Deixa Ela Tocar!

Sem esquecer do lançamento da cerveja Deixa Ela Tocar!, cerveja Corisca feita em colaboração por mulheres que vivem a luta de combater os rótulos sociais machistas, defesa da mulher, do periférico e meio ambiente.

Saiba Mais

A Casa Delas está com inscrições abertas para oficinas GRATUITAS até o dia 30/03:

Para se inscrever, basta preencher o formulário online!
Atente-se aos dias e horários e oficinas propostas para manifestar interesse. Não há custos envolvidos, apenas disponibilidade para cursar! : )

SEGUNDAS – Cordas com Miriam Parpi – Das 19h30 às 21h
TERÇAS – Canto com Drika Ferreira – Das 19h30 às 21h
QUARTAS – Percussão com Sandrinha Cavalcanti – Das 19h30 às 21h

As aulas ocorrem no Espaço Independente Cultural Casa Delas (Rua José Eid Maluf, 20. Americanópolis – São Paulo)

Mais informações na página do coletivo Deixa ela tocar!

Imagens: Mar e Tabatha Mota

Compartilhe:

Escrito por Prof. Betinho

Roberto Bezerra dos Santos, professor Betinho, é formado em Letras pela USP e atua na rede pública de ensino desde 1996, sendo desde 2002 professor concursado de Língua Portuguesa no município de São Paulo e desde 2003 no município de Diadema. Ativista cultural, do movimento negro (Círculo Palmarino) e Hip Hop, é presidente de time de várzea (GRE Congregação Mariana). Facebook: professorrobertobetinho Instagram: profbetinho Twiter: profbetinho1973

One thought on “Mulheres de luta da região de Cidade Ademar recebem femenagem na Casa Delas”

Deixe um comentário