A região de Cidade Ademar é uma das mais carentes da cidade de São Paulo. Por Janaína Fidell e Mauro Castro

A região de Cidade Ademar é uma das mais carentes da cidade de São Paulo.

Dados atualizados e veiculados na grande mídia situa o distrito como o 3° com mais famílias da cidade que estão na condição de extrema pobreza. É, sem dúvida, um contingente populacional que não reúne o básico para garantir com dignidade o sustento da família, impactando na formação das crianças e adolescentes que, por vezes, são obrigados a se apresentarem precocemente para o trabalho com objetivo de contribuir com a renda familiar. Essa condição provoca imediatamente o abandono e a evasão escolar, impactando negativamente no futuro dessa juventude.

Infelizmente a extrema pobreza é resultado do abandono sistêmico da população periférica dos grandes centros, que sofre também com a falta de políticas públicas consistentes para alavancar o desenvolvimento e incorporar as famílias para que tenham um rendimento satisfatório, sem ter que recorrer ao trabalho infantil para complementar a renda, ou mesmo ser a renda principal.

Para reduzir o impacto causado pela falta de políticas públicas e os malefícios que a pobreza extrema pode causar, marcadamente nas crianças e adolescentes, os Centros de Apoio à Criança e Adolescente constituem uma rede de apoio que funcionam numa parceria entre o poder público municipal e, quase sempre, com organizações sociais que atendem crianças entre 6 a 14 anos e 11 meses.

Os CCAs desenvolvem um trabalho na perspectiva lúdica, oferecendo proteção no espaço de acolhimento, fortalecendo o protagonismo, a cidadania e os vínculos familiares, quando a criança ou o adolescente se apresenta numa condição limite de abandono.

Os CCAs, quando conveniados com a Prefeitura do Município de São Paulo, estão ligados, via convênio, à Secretaria de Assistência Social, que repassa recursos para atender e oferecer suporte e formação no contraturno escolar.

A região de Cidade Ademar possui diversos Centros de Crianças e Adolescentes (CCAs) que contam com o trabalho abnegado de entidades e profissionais dedicados a oferecer o que têm de melhor para garantir horizontes promissores a uma juventude sabidamente carente.

O pioneirismo do CEJOLE.

(Centro de Educação Popular Santa Joana de Lestonnac)

O CEJOLE é uma Obra Social da Companhia de Maria, entidade filantrópica sem fins lucrativos que, em Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza atividades sócio-educativas, culturais e de cidadania há 31 anos no bairro de Americanópolis, em São Paulo, atendendo atualmente 190 crianças e adolescentes, no contraturno escolar, além dos seus familiares.

Nos dias atuais, o uso dos diversos espaços educativos, voltados para o processo de aprendizagem, coloca as pessoas em um mundo repleto de possibilidades. Por esta razão, o CEJOLE procura oferecer atividades lúdicas e educativas que sejam facilitadoras para que as crianças e adolescentes possam compreender o mundo que os cerca, tornando-os protagonistas de sua própria História.

Portanto, sua visão educativa é “Educar na vida e para a vida, por meio de uma relação que acompanha, integra e ajuda a crescer”.

Ao longo do ano, o CEJOLE desenvolve semanalmente diferentes projetos. Atualmente, tem o seguinte:

  • Oficina de Esporte – favorecer a noção e a integração corporal.
  • Oficina de Percussão – trabalhar a disciplina e utilização de instrumentos recicláveis (utilização de garrafa pet).
  • Projeto Soletrando – estimular a leitura e escrita favorecendo o senso crítico.
  • Projeto de Reflexão – estimular a empatia em crianças e adolescentes, bem como a interação com a natureza e com as próprias emoções.
  • Paralelo ao trabalho semanal acontece o Projeto “Educando Plugado” – que busca favorecer o acesso à tecnologia e às redes sociais, articulando a participação dos usuários em campanhas de conscientização como : Dia Internacional da Síndrome de Down, Abril Azul – Autismo, Maio Laranja – combate à exploração de crianças e adolescentes, etc.

O CEJOLE, no início dos anos 2000, cumpriu um importante papel na região, ao abrigar o Curso pré-vestibular em parceria com a Educafro. 

A iniciativa foi relevante, pois possibilitou formação a centenas de jovens da região que encontraram gratuitamente a possibilidade de concorrer e entrar em condições mais satisfatórias nos vestibulares para as melhores universidades de São Paulo.

MISSÃO: “As Instituições Educativas da Companhia de Maria, inspiradas no Carisma de Santa Joana de Lestonnac, oferecem uma educação humanista-cristã que, a partir do diálogo fé-justiça, fé-cultura, fé-ciência e tecnologia, incide na formação integral das pessoas e na transformação da sociedade” (Missão Companhia de Maria)

Saiba Mais

Para saber mais sobre o atendimento a crianças e adolescentes:

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Rua Líbero Badaró – 425 – 35°- andar Centro.
Tel (11): 3291 9666
E-mail: smads@prefeitura.sp.gov.br
Ou pelo tel 156

Imagens: Janaína Fidell

Compartilhe:

Escrito por Expresso Periférico

One thought on “CEJOLE: relevância no apoio à criança e ao adolescente”

Deixe um comentário