Você sabia que a Constituição de 1988, em seu artigo 196, garante a saúde como direito de todos?

A Constituição de 1988 diz também que é dever do Estado e que isto ocorra mediante políticas públicas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças  e outros agravos.

Tendo em vista a insuficiência das ações do governo na saúde para o povo, se faz necessário lutar por esses direitos, mostrando a insatisfação da sociedade diante das medidas adotadas pelos governantes, dirigentes e gestores. Dessa forma, os movimentos sociais são de extrema importância para cobrança das mudanças, solicitações de transformações que melhorem a qualidade de vida da população.

Importância da mobilização popular

O Movimento Popular de Saúde de Cidade Ademar e Pedreira é o coletivo em atividade mais antigo de nossa região. Foi criado no final da década de 1970 e tem sido um importante instrumento na construção da rede pública de assistência à saúde no território, desde sua origem, marcada pela luta pelo Hospital Geral de Pedreira, assim como tem participado do processo da construção de toda a rede de assistência à saúde passando pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Santa Catarina e (UPA) Pedreira, pelos Ambulatórios de Especialidades (AME), pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pela implantação do Programa de Saúde da Família (PSF), pelos CAPS IJ, CAPS Adulto e recentemente o CAPS A/D (Álcool e Drogas) em nossa localidade.

Sem participação e ação coletiva, por meio de um grupo organizado, não há conquista. Quanto mais a população participa, mais forte é a luta em defesa dos direitos básicos dos moradores da região por uma saúde de excelência.

Participação Social

Venha discutir, pensar, elaborar propostas, bem como criar estratégias para pressionar o poder público, diante das demandas apresentadas pelo território na área da saúde.

Contato: (11) 95256-1239 | movsaude.cidadeademar@gmail.com | Facebook

Fiquem atentos! No mês de fevereiro, falaremos dos conselhos gestores, das unidades de saúde e da eleição dos conselheiros.

Imagem: Bruno O./JAMAC

Compartilhe:

Escrito por Mauro Castro

Deixe um comentário