As primeiras vacinas que foram aplicadas no Brasil foram contra a varíola.

As primeiras vacinas que foram aplicadas no Brasil foram contra a varíola. Doença grave que provocou milhares de mortes, até que fosse inventada uma vacina que impedisse o contágio entre as pessoas. A vacina impede que as pessoas contraiam a doença. A vacina é uma importante forma de prevenção contra doenças. Desde o aparecimento da vacina contra a varíola, milhões de pessoas foram salvas por terem sido vacinadas.

Desde o aparecimento da vacina contra a varíola, milhões de contágios foram impedidos, combatendo a doença, criando imunidades. O aparecimento dessa doença terrível, a Covid-19, QUE APRESENTA INÚMERAS MUTAÇÕES E TEM DESAFIADO OS CIENTISTAS A DESCOBRIREM COMO impedir novos contágios, é parte do resultado dessa luta pela vida.

A humanidade passou por vários surtos de doenças graves e que foram combatidas com a criação de vacinas. Muitas doenças foram erradicadas (eliminadas) impedindo que muita gente tivesse sequelas graves ou que fossem levadas à morte. Entretanto, em alguns períodos, como agora, durante a pandemia de Covid-19, muitas pessoas se recusam a serem vacinadas. O Brasil foi exemplo de vacinação com o sistema de saúde criado pelo SUS que leva o atendimento a muitos lugares distantes no pais, graças a uma rede bem distribuída de agentes de saúde, que fizeram com que muitas pessoas: muitas crianças, jovens, homens e mulheres, idosos fossem vacinadas e tivessem as doenças combatidas, impedidas de se desenvolverem. Algumas doenças que a vacina impediu de se desenvolver são além da varíola: raiva, tétano, tuberculose, febre amarela, poliomielite (que causa paralisia infantil), coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, difteria, hepatite B e muitas outras. Houve um ESFORÇO GIGANTESCO, por parte de milhares de estudiosos, cientistas, médicos e pessoas ligadas aos sistemas de SAÚDE lutando para que milhões de vidas fossem salvas.
Entretanto, no Brasil, ao lado deste esforço, tivemos um trabalho desenvolvido pelo presidente Jair Bolsonaro, de negacionismo, ao afirmar, que a Covid-19 era uma gripezinha, EM SEGUIDA DISSEMINOU INFORMAÇÕES FALSAS SOBRE OS EFEITOS DA VACINA (que as pessoas viravam jacaré ou contraiam HIV). Depois, demorou muito tempo para comprar a vacina e envolveu o Brasil em negociações fraudulentas com relação à compra de vacinas não idôneas e superfaturadas. Felizmente, graças a pessoas corajosas que denunciaram essas manobras, conseguimos nos livrar desses absurdos. Bolsonaro continuou sua campanha contra a vacina, ao divulgar remédios sem eficácia contra a Covid-19, disseminando informações de remédios que ele e sua equipe diziam que curava a doença. Esse trabalho de desinformação feito nesse período por pessoas mal-intencionadas fez com que muita gente contraísse a Covid-19 e morresse.

Por falta de informação, estamos passando por um período de descrença nas dezenas de vacinas que são fundamentais para impedir a disseminação de muitas doenças.

Existe um período em nossas vidas que a vacinação é fundamental. que é o período desde o nascimento até os 4 anos de idade, quando as crianças tomam uma quantidade grande de vacinas. A primeira dose e as doses de reforço dessas vacinas impedem que as pessoas desenvolvam doenças. Entretantom algumas doenças que foram erradicadas, ou seja, que não existiam mais, por falta de vacinação, voltaram a atacar a população. Por exemplo o sarampo, que foi considerada erradicado em 2016, foi registrado mais um caso em 2018 e agora estão sendo registrados vários casos. Também a meningite, doença grave que causa sequelas e morte tem aparecido agora em 2022, caracterizando um surto que tem preocupado as autoridades sanitárias e médicas.

POR ESSES CASOS É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA QUE AS PESSOAS CUMPRAM O CALENDÁRIO DE VACINAS COM AS CRIANÇAS E COM TODA A FAMÍLIA, NO PERÍODO ADEQUADO.

As campanhas chamam a atenção das famílias para não deixarem passar o período de vacinação tanto para crianças como para adultos. Por exemplo, no caso da Covid-19, quando tivemos quase 700.000 casos de mortes. Se nós tivéssemos sido vacinados, no início da epidemia, com certeza esse número seria bem menor.

Agora, por falta de divulgação da importância da vacinação, muitas pessoas não estão sendo vacinadas e não estão levando os seus filhos para se vacinarem, não só contra a Covid-19, mas também contra outras doenças. Esse é um crime hediondo, que põe em risco não só a pessoa, mas toda a comunidade. As autoridades sanitárias estão fazendo a sua obrigação, fazendo propaganda, esclarecendo às famílias que devem levar seus filhos para serem vacinados e impedir que se contagiem com doenças graves que já não circulam mais, pelo menos aqui no Brasil.

ENTÃO, É NECESSÁRIO UMA GRANDE CAMPANHA ENVOLVENDO O PAÍS INTEIRO: VACINEM A TODAS, TODOS E TODES. Vacinem seus filhos e vacinem na época certa, para impedir que doenças que já não existiam mais voltem a acontecer. ENTÃO, VAMOS FAZER UM GRANDE MUTIRÃO. Vamos fazer propaganda com todas as pessoas, com todas as famílias PARA SE VACINAREM e levarem seus filhos para serem vacinados. VAMOS, ATRAVÉS DA VACINAÇÃO, ACABAR COM AS DOENÇAS QUE SÃO POSSÍVEIS COMBATER COM AS VACINAÇÕES. VAMOS VALORIZAR O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, DAS PESQUISAS, DOS ESTUDIOSOS, QUE LUTAM PARA COMBATER AS DOENÇAS E PROTEGER A POPULAÇÃO.

A VACINAÇÃO É UM ATO DE SOLIDARIEDADE.

VAMOS EXIGIR MAIS VERBAS PARA PESQUISAS E MAIS VERBAS PARA O SUS!

Imagem: Bruno Concha/Secom/Fotos Públicas

Compartilhe:

Escrito por Marilene Camargo

Deixe um comentário