Taxa de esgoto da Sabesp, informe sobre a vacina contra COVID-19 no Município de São Paulo e informes do Movimento Popular de Saúde de Cidade Ademar e Pedreira.

Taxa de Esgoto da SABESP

Você sabia que a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma empresa mista de capital aberto que vende as suas ações na Bolsa de Valores? Quem tem seus títulos são donos de uma parte da empresa e podem livremente negociar na Bolsa de Valores ou quem quiser pode adquiri-los pagando o valor da cotação do dia? A SABESP é uma empresa altamente lucrativa que em 2019 teve um lucro de R$ 3.367,5 milhões (R$ 3.367.500,000,00).
Mas de onde vem essa lucratividade da SABESP?
Sabemos que nós pagamos água e esgoto residencial e que o preço que pagamos da água que consumimos, pagamos também de esgoto e essa taxa seria para canalizar e tratar o esgoto que lançamos da nossa residência. O estranho de tudo isso é que uma grande parte desse esgoto é lançado nos córregos próximos e que esses córregos se transformam em um grande canal de sujeira a céu aberto. A edição deste jornal sobre o Córrego do Cordeiro, Córrego Zavuvus e os piscinões mostra uma realidade muito
perversa: muito lixo, excrementos, ratos e outros animais que provocam muitas doenças, além de um terrível mau cheiro que torna o ambiente do entorno insuportável. Daí vem a pergunta: para onde vai o dinheiro que nós pagamos para canalização e tratamento do esgoto? Não seria para tratar o esgoto antes que fosse lançado nos rios?

Informe sobre a vacina contra COVID no Município de São Paulo e nas UBSs

A campanha de vacinação contra COVID  teve início no último domingo (17/01) após a aprovação da ANVISA para o uso emergencial das vacinas no Brasil. Nesta fase inicial,  os profissionais da saúde serão os primeiros a serem vacinados, seguidos das populações indígena e idosos residentes em Instituições de Longa Permanência. Ao todo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai receber pelo menos 400 mil doses para, num primeiro momento, vacinar os profissionais que atuam na linha de frente na assistência direta a pacientes com covid-19 em hospitais e sintomáticos respiratórios nas UBS, AMAs, UPAs, PSs e nos serviços móveis de urgência. As doses dessa primeira remessa serão encaminhadas diretamente aos Serviços de Saúde, que farão a distribuição às unidades de Saúde para vacinação dos profissionais da linha de frente. Considerando a quantidade de doses a ser recebida nesta primeira fase, neste momento não será disponibilizada imunização ao público geral nas UBS ou em qualquer outro posto de vacinação Os novos grupos a serem vacinados serão informados de acordo com o recebimento de novos lotes das vacinas.

A vacina é a única forma capaz de combater a ação do vírus, minimizar casos graves da doença e impedir mortes. Ainda é muito necessário o uso das máscaras, a higienização  constante das mãos (com água e sabão), o uso de álcool gel e  evitar aglomerações. Fiquem atentos às informações oficiais da PMSP e não acreditem em golpes de links falsos e vendas de vacinas clandestinas. O link oficial para o pré-cadastro para a vacina é http://www.vacinaja.sp.gov.br/

Informes repassados por Adriana, integrante do Movimento Popular de Saúde de Cidade Ademar e Pedreira

UPA CIDADE ADEMAR: Não temos terreno! Aos conselhos foi solicitado ajuda para localizar área para viabilizar a construção.

CAPS ADII: Não terá inauguração formal. Será aberto aos usuários assim que a Secretaria de Saúde concluir a contratação,  prevista para meados de fevereiro.

HOSPITAIS QUE TERÃO O PRONTO SOCORRO FECHADOS A  PARTIR DO DIA 01/02  PARA ATENDIMENTO EXCLUSIVO COVID-19: Hospital Geral Pedreira e Hospital Geral Grajaú.

CONSEQUÊNCIAS: como não temos UPA e nem hospital Geral, a população, com quase 500 mil pessoas, terá muita dificuldade para ser atendida, tendo que recorrer às AMAs e UBSs da região.

Compartilhe:

Escrito por Expresso Periférico

Deixe um comentário