Após anos de luta, desapropriação do terreno para instalação do equipamento é objeto de ação na Justiça e Prefeitura afirma que sua construção é prioridade. Por Airton Goes, do grupo Periferia Reflexiva

Este é o melhor momento para a população da Cidade Ademar cobrar da Prefeitura a construção do CEU – Centro Educacional Unificado – na região. A avaliação é das organizações que lutam há vários anos pela instalação do equipamento.

Segundo estas organizações, os moradores do distrito nunca estiveram tão próximos de conquistar o CEU Cidade Ademar.  

Isto porque encontra-se em tramitação na Justiça uma ação do poder público, que visa desapropriar o terreno onde deverá ser instalado o equipamento. Além disso, representantes da Prefeitura têm afirmado, em reuniões com organizações e lideranças da região, que a implantação do CEU Cidade Ademar é prioridade e deverá ser incluída no Plano de Metas da atual administração.

A área que o governo municipal pretende desapropriar, via ação judicial, é parte do Clube dos Funcionários da Caixa Econômica Federal, que fica na Avenida Yervant Kissajikian. O terreno já havia sido declarado de utilidade pública, para a mesma finalidade (a construção do CEU), na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad.

Importância da pressão popular 

De acordo com as organizações que defendem a instalação do equipamento, a iniciativa jurídica e as afirmações da Prefeitura são sinalizações positivas. Entretanto, alertam ser fundamental que os moradores da região acompanhem os acontecimentos e ajudem a pressionar o poder público, para que o equipamento faça parte do Plano de Metas e, em seguida, seja efetivamente construído e inaugurado.  

A demanda é justa, pois, mesmo contando com mais de 266 mil habitantes, o distrito da Cidade Ademar não possui nenhum CEU. E ter um espaço, com equipamentos de educação, cultura, esporte e lazer, será bom para todos os moradores da região.

Breve Histórico da luta

Há anos os moradores da Cidade Ademar reivindicam a instalação de um CEU na região. 

A luta começou durante a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy, quando a Prefeitura iniciou o projeto CEU (Centro Educacional Unificado), que seria instalado em áreas de grande vulnerabilidade social e econômica da cidade. 

Desde então, muitas cartas e documentos foram protocoladas junto à administração municipal e Câmara de vereadores, solicitando a instalação do equipamento no distrito da Cidade Ademar. Também foram realizadas manifestações e abaixo-assinado. 

Nos últimos anos, a demanda pelo CEU tem sido colocada em todas as audiências públicas promovidas pelo poder público.

Em junho de 2015, o Fórum Social da Cidade Ademar e Pedreira entregou ao então prefeito, Fernando Haddad, um abaixo-assinado com 10.300 assinaturas e uma carta assinada por 28 organizações, em apoio à reivindicação.  
Visando o mesmo objetivo, o Conselho Participativo da Cidade Ademar encaminhou carta à Secretaria Municipal de Planejamento e incluiu o equipamento entre as três prioridades da região.

Além do Fórum Social e o Conselho, também são atores importantes desta luta: os Consegs Cidade Ademar, Vila Joaniza e Jardim Miriam, o Movimento de Moradia Missionária Cidade Ademar e o Movimento Popular de Saúde de Cidade Ademar e Pedreira. 

Imagem: GoogleMaps

Compartilhe:

Escrito por Expresso Periférico

One thought on “Cidade Ademar nunca esteve tão próxima de conquistar o CEU”

Deixe um comentário