Escola Municipal promove formação por meio da música popular brasileira.

Criado há 12 anos por professores da EMEF Prof. Mário Schonberg, localizada na região da Pedreira, Zona Sul de São Paulo, o Projeto Musicando tem feito a cabeça de centenas de jovens estudantes ano após ano. O Projeto, que conta com a participação dos professores Paulo Cesar Ribeiro de Moraes, Maura Aparecida Cassiano Scaramussa e Irene Izilda da Silva, reúne em média 120 alunos por ano em aulas ministradas aos sábados e no contraturno escolar. Os alunos escolhem entre o estudo do canto ou a prática de instrumentos musicais, como violão, bateria, flauta, entre outros. “Quando criamos o Musicando, pensamos em usar a música como um instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, já que aprender música ativa partes do cérebro que favorecem o aprendizado”, afirma Paulo Cesar Ribeiro de Moraes, carinhosamente chamado de professor Paulinho.

Os professores procuram apresentar a cada ano um artista da MPB para ser estudado com mais profundidade, de forma a diversificar o gosto musical dos estudantes. Artistas como Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Dorival Caymmi , Noel Rosa, Jackson do Pandeiro, entre outros, já tiveram sua vida e obra vasculhadas pelo grupo. Além disso, todos os  anos  um artista da MPB inspira um Musical. Dorival Caymmi, Noel Rosa, Raul Seixas, Tim Maia, Rita Lee, Adoniran Barbosa, Luiz Gonzaga e Chico Buarque já foram contemplados.

Imagem: Acervo Musicando. Hilda, Jennifer, Laís, Aninha,Vitor, Prof Maura, Prof Irene e Gabriel. Carnaval 2021 da Emef Prof Mário Schonberg.

O Projeto foi se aperfeiçoando com o passar dos anos, a ponto de seus organizadores perceberem que a formação musical só se formaliza quando os jovens estudantes pisam no palco e apresentam para o público aquilo que produziram e aprenderam. E assim tem sido, pois, durante esses 12 anos, o grupo já se apresentou em CEUs, escolas, igrejas, festas, entidades, congressos educacionais, encontros literários, etc. Talvez o momento mais marcante tenha sido no lançamento do Currículo da Cidade, em 2017, no auditório do Ibirapuera e diante das autoridades da Educação Municipal de São Paulo.

O trabalho tem rendido muitos frutos ao Projeto, dentre eles a gravação de 3 CDs autorais (“Onde tudo começou”, 2013; “Sonho Encantado” , 2015; “Sonho Encantado 2”, 2017 ), um videoclipe (“As aventuras do Musicando”, ainda a ser lançado), um livro em comemoração dos 10 anos do Projeto (“Musicando, uma história de sucesso“) e a chegada até as plataformas de streaming com suas canções. Recebeu também alguns prêmios (“Educação para a Paz”, da Câmara Municipal de São Paulo; “Professor Emérito”, da PMSP; e “Destaque da região de Santo Amaro”, da Associação Comercial – Distrital Santo Amaro). Mas o principal prêmio é poder fazer os jovens que participam voltar a sonhar. 

Imagem: Acervo Musicando. Musical Raul Seixas: Vitor, Laís, Gustavo, Raissa, Paulo e Bianca.

Importante ressaltar que o trabalho sempre contou com o apoio por parte da direção e dos outros profissionais que trabalham na Escola, tendo conquistado um espaço, uma sala para estudo e produção, equipada com o que é necessário para o ensino da música.

Mas se engana quem pensa que o Projeto não enfrentou desafios em todos esses anos. “Como o Musicando é um projeto inovador dentro da prefeitura, enfrentamos várias dificuldades, desde a aceitação por alguns colegas, a necessidade de material para as aulas, a autorização para apresentações fora da escola, entre outros. Mas sempre tivemos apoio das gestões que passaram pela nossa escola”, explica Paulinho. 

E o Musicando não pretende parar por aí. Segundo Paulinho, “temos como planos futuros lançar um livro paradidático com as letras das canções do Musicando, fazer um curta metragem com a temática infanto juvenil e criar um canal no YouTube”. Conhecendo a estrada que o Projeto já pavimentou, logo mais teremos novidades por aí. É a escola pública que dá certo, trabalhando em parceria com a comunidade, que não abre mão da produção do conhecimento, sem podar a criatividade dos jovens estudantes.

Vida longa, Musicando!

Imagem de capa: Acervo Musicando. Acima da esquerda para a direita: Hilda, Jennifer, Bianca, Aninha, Laís Abaixo:Gustavo, Vitor e Paulo.

Compartilhe:

Escrito por Prof. Betinho

Roberto Bezerra dos Santos, professor Betinho, é formado em Letras pela USP e atua na rede pública de ensino desde 1996, sendo desde 2002 professor concursado de Língua Portuguesa no município de São Paulo e desde 2003 no município de Diadema. Ativista cultural, do movimento negro (Círculo Palmarino) e Hip Hop, é presidente de time de várzea (GRE Congregação Mariana). Facebook: professorrobertobetinho Instagram: profbetinho Twiter: profbetinho1973

One thought on “Quando a escola pública vence”

Deixe um comentário