Uma história de resistência e solidariedade.

Texto: Thais Scabio

O Lar Maria & Sininha, que, em maio, completará 32 como entidade juridicamente constituída, foi fundado pelas senhoras Aparecida Bispo e Silvana Schmidt. Iniciou seus trabalhos na casa da Sra. Aparecida Bispo, com o objetivo de acolher crianças e adolescentes cujos direitos vinham sendo negligenciados, mas ao perceber a impossibilidade de acolher tantas crianças em sua casa e ao buscar oferecer um espaço com maior qualidade de vida, D. Aparecida optou, em 1990, por residir em um sítio de sua propriedade, na região de Cidade Ademar/Pedreira, onde a instituição encontra-se atualmente. Foram duas décadas prestando o serviço de abrigo, que se encerrou em 2010, quando a organização se oficializou como Polo Cultural.

Localizado no Jardim  Mata Virgem, região que apresenta extrema precariedade de acesso aos serviços públicos, o Polo Cultural Lar Maria Sininha vivencia  junto com a comunidade, ao longo desses anos, muitos problemas e dificuldades, como ocupações irregulares, crescimento desordenado, falta de saneamento básico, creches, etc. Somos o  único  espaço de  educação, cultura e lazer  oferecido a uma população de aproximadamente 20.000 habitantes. Frente a essa realidade, o Lar foi, aos poucos, expandindo sua atuação, passando a realizar outros tipos de trabalho, com o objetivo de desenvolver a região, atuando, mais uma vez, junto aos jovens e suas famílias.

Diante da impossibilidade da realização de oficinas presenciais  de percussão, informática, diálogos abertos e da leitura de um contexto de maior precarização por causa da pandemia, iniciamos em março de 2020 um Plano Emergencial chamado SOLIDARIEDADE CONTRA O CORONAVÍRUS, que consiste em oferecermos mensalmente  a  aproximadamente 200 famílias uma cesta básica mais um kit de proteção (álcool em gel) e um kit de higiene e limpeza (sabão em pó, água sanitária, sabonete e pasta de dente).

Assim, atendemos  diretamente 200 famílias, o que gira em torno de 800 pessoas, onde 60%  são crianças, adolescentes e jovens.

Luciana Bispo (Coord. Administrativa)

Tel: 5672-7331 / Cel: 93494-6353

E-mail: luciana@larmariasininha.org.br

Instagram: @larmariasininha

Imagem: Gustavo Moraes. Reprodução/Facebook.

Compartilhe:

Escrito por Expresso Periférico

Deixe um comentário