O Hospital Santa Catarina foi inaugurado oficialmente em dezembro de 2015, pelo então Prefeito Fernando Haddad. O prédio, em si, já funcionava com o nome de Hospital Santa Marina.

Pela luta dos moradores da região, o prefeito comprou o hospital Santa Marina que, por motivos familiares, tinha deixado de funcionar e estava fechado sem qualquer função social. O valor estimado da compra foi de R$55 milhões de reais, dinheiro bem gasto, já que o município de São Paulo havia sete anos não inaugurava qualquer unidade hospitalar. Até então, o Hospital Saboya, localizado próximo do metrô Jabaquara, fazia todas as funções (pronto-socorro, maternidade etc..), de tal forma que Hospital Santa Catarina veio para desafogar os atendimento deste hospital.

Com a inauguração do Hospital, veio a primeira UPA 24h da região, melhorando, mas ainda não resolvendo o atendimento já que, somando a população do Jabaquara e Cidade Ademar, temos aproximadamente 480 mil moradores. Neste mês de julho de 2023 fomos surpreendidos com o anúncio do fechamento da Maternidade do Hospital Santa Catarina pelo prefeito Ricardo Nunes sem consultar a população, alegando sobra de leitos nas maternidades de outras regiões, ou seja, com total menosprezo a esses quase 500 mil moradores desta região.

A figura de Ricardo Nunes não nos é estranha. Após a morte de Bruno Covas, assumiu como prefeito e de lá para cá sua gestão é uma das piores que São Paulo já teve. Ricardo Nunes é bolsonarista, amigo de Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, eleito com apoio de Bolsonaro que durante todo o seu governo como presidente adotou a política de destruição dos bens públicos e não seria de esperar que o atual prefeito fizesse diferente.

O fechamento da Maternidade do Hospital Sta. Catarina se deve, essencialmente, a esse conteúdo ideológico assimilado do bolsonarismo, uma ideologia nazifascista, apêndice do Capitalismo.
Vamos lutar pela nossa Maternidade aqui da região Jabaquara e utilizar essa luta, tanto para denunciar esse prefeito e suas mazelas (ex. plano diretor, serviço funerário) como também para derrotar o bolsonarismo, cuja ideologia é de destruição.

CHEGA de Ricardo Nunes e seus amigos bolsonaristas. Eleger um prefeito que seja representante da classe trabalhadora se faz necessário.

Imagem:

Compartilhe:

Deixe um comentário