Vicente Garcia

Os votos brancos, nulos e as abstenções ganharam as eleições em São Paulo. 40,6% dos eleitores não votaram em nenhum candidato.


                   Votos brancos, nulos e abstenções: 3.600.000 
                   Bruno Covas                                          3.162.121 
                   Guilherme Boulos                                2.168.109 


“Todos os políticos são corruptos, ladrões. Todos são iguais. Vou anular meu voto. Não vou votar.” Muitas vezes,  escutamos essas afirmações como se fossem verdades absolutas que justificam a decisão de não participar das eleições.  


Nossa omissão deixa o caminho livre para que políticos sem escrúpulos legislem contra nós.  Não existe neutralidade em política. A omissão é o esconderijo dos covardes. 


Nas últimas eleições para presidente, em 2018, os votos brancos, nulos e abstenções somaram 42,4 milhões. 


Bolsonaro recebeu 57,7 milhões de votos. Haddad 47 milhões. Como vemos, os 42,4 milhões de eleitores que não aproveitaram seu voto ajudaram a eleger Bolsonaro e a condenar o Brasil, os brasileiros, a viver esta tragédia: mais de 185.000 mortes por COVID-19, desemprego, pobreza….. Morrem, cada dia, centenas de pessoas. Todos já perdemos amigos ou familiares, seres queridos. Com outro governo, teríamos menos mortes.  


Bolsonaro acabou com a indústria. Não temos capacidade  para produzir máscaras ou seringas para vacinar as pessoas urgentemente.  Não investe em ciência e pesquisa para fabricar a vacina. 


Proíbe ou demora para comprar a vacina desenvolvida pela China e o Instituto Butantã, a Coronavac, por questões ideológicas e políticas. Briga com a China, o nosso melhor parceiro comercial. 


Sem vacina, pretende manter-nos presos em casa  para a boiada das leis que estão mudando: Reforma da aposentadoria, flexibilização das leis trabalhistas, privatizações…..passar por cima de nós. 


Não adianta dizer agora que não votou em Bolsonaro. Culpar os outros pelos nossos erros é covardia. 


A derrota mais triste é aquela sofrida no campo de batalha porque não lutamos. 

Fotografia: Fotos Públicas/Rovena Rosa/Agência Brasil

Compartilhe:

Escrito por Expresso Periférico

5 thoughts on “Quem venceu as eleições em São Paulo?”
  1. Bom dia
    A ideia de que os votos brancos e nulos ajudaram a eleger Bolsonaro e Covas, é equivocada.
    Na vdd, esse trabalho feito pelo expressoperiferico, Brigada pela Vida e comitês de lutadores (de bairros, de trabalhadores, de oprimidos) é que pode mudar isso. A construção coletiva de base é a saída.
    Votar em PT, PSOL, MDB, PSDB, etc., vai nos manter na mesma condição de explorados, com maiores ou menores dificuldades, mas sempre explorados.

    Voto, neste sistema burguês, é só para iludir o povo e não deixar morrer esse maldito Capitalismo.

  2. A gente precisa aproveitar esse descontentamento e chamar a todos pra luta. A luta da classe trabalhadora!! Desconstruir essa falácia de “tem de votar direito” pra não sofrer lá na frente pois o voto não depende de um mas de muitos. Exercer cidadania é para além de momentos de campanha que são pontuais. Mas as demandas da classe trabalhadora continuam as mesmas campanha indo e vindo: saneamento básico, água, saúde e educação de qualidade, transporte publico decente, moradia aos de baixa renda, internet gratuita. A burguesia adora colocar na cabeça das pessoas a obrigação do voto e o cumprimento do dever (mas estamos na democracia e ainda aqui é obrigatório?) e caímos nesse ciclo vicioso de “direita’, “esquerda” mas os problemas se arrastam ano após ano, eles sobem ao poder e nós ficamos a mingua acreditando na mudança. A mobilização de todos nessa pandemia contra a fome mostrou o poder de todos nós!!

Deixe um comentário