Atividade preparatória para o Encontro Literário da região de Cidade Ademar, Pedreira, Jabaquara e Diadema, Esquenta mostra a força da parceria entre Educação e Cultura

No dia 30 de junho, nas dependências do foyer (a área externa) do teatro Nelson Rodrigues (o teatro encontra-se interditado) do CEU Alvarenga (Estrada do Alvarenga, 3752 – Pedreira – São Paulo), aconteceu o primeiro Esquenta do Encontro Literário #CaiuNaRedeÉCultura, que caminha para sua 7ª edição no ano de 2022 e está previsto para ocorrer oficialmente entre os dias 04 e 13 de novembro.

Com a presença de diversas escolas da região, seus educadores e outros parceiros tradicionais do Encontro, como o Centro Frei Tito, a programação teve início às 9h da manhã com a recepção dos estudantes e convidados e um breve relato da história e importância do #CaiuNaRedeÉCultura e uma  apresentação de poemas autorais feita pelos Mestres de Cerimônia do evento, Professor Betinho e Gabriel Messias.  Composta por potentes apresentações culturais de professores e, principalmente, dos alunos e alunas das escolas, a programação foi dividida em dois blocos separados por um intervalo, sendo o primeiro bloco composto pelas apresentações das crianças  menores e o segundo para os jovens das EMEFs, e teve início com  as professoras da CEI São Joaquim,  Natália Tazinazzo, como palhaça Catavento, e Carol de Santis, como Caju, que realizaram uma belíssima contação de história com muita sonoplastia e participação das crianças.. Na sequência, o multiartista Vander Bourbon apresentou, em conjunto com crianças do CCA Frei Tito que fazem aulas de violão, a canção “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré.  A professora Carol de Santis e seus alunos, da EMEF Sete Praias, apresentaram quadras populares com instrumentos de percussão. Depois, a professora Chris Heri, POSL (Professora de Sala de Leitura) da  EMEF Carlos Augusto, contou uma belíssima história sobre o rapto de Cora por Hades, deus do mundo inferior, dos mortos, na mitologia grega, e a origem das estações do ano. 

Depois da pausa para o lanche, os estudantes da EMEF Sampaio Dória, da AEL José de Alencar, fizeram a encenação de algumas crônicas, sob supervisão do professor Loan. Assim que se iniciou a sessão Sarau, três escolas tiveram a participação ativa, com poemas autorais ou de escritores e escritoras da preferência dos alunos e alunas: a EMEF Alm. Sylvio Heck, da AEL Sérgio Vaz, orientados pela POSL (Professor Orientador da Sala  de Leitura)  Ana Paula, a EMEF Carlos Augusto, da professora Chris Heri e a EMEF Dep. João Sussumu Hirata, com o Professor Betinho. Sidnei Ferreira fez então uma intervenção com a sua versão musicada do poema “A poesia e a luta”, do Professor Betinho. Alunos e alunas da EMEF Alm. Sylvio Heck, participantes  do Projeto Musicalidade, organizados pelo professor Raul, fizeram então o encerramento das atividades do dia, reafirmando a força e a potência que a Educação e a Cultura, juntos, exercem na vida dessas crianças e jovens.

Foi um bonito cartão de visitas do #CaiuNaRedeÉCultura, tendo ficado um gostinho de quero mais e a  expectativa dos novos Esquentas nos meses que antecedem o 7º Encontro Literário em novembro.

Imagem: Prof. Betinho

Compartilhe:

Escrito por Prof. Betinho

Roberto Bezerra dos Santos, professor Betinho, é formado em Letras pela USP e atua na rede pública de ensino desde 1996, sendo desde 2002 professor concursado de Língua Portuguesa no município de São Paulo e desde 2003 no município de Diadema. Ativista cultural, do movimento negro (Círculo Palmarino) e Hip Hop, é presidente de time de várzea (GRE Congregação Mariana). Facebook: professorrobertobetinho Instagram: profbetinho Twiter: profbetinho1973

Deixe um comentário