Por Stephanie Goede

O Cursinho Popular Construção é um cursinho pré-universitário voltado a jovens que desejam acessar o Ensino Superior, mas que não têm condições de arcar com os custos de um cursinho particular. O funcionamento regular é nas manhãs e tardes de sábado, focado principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Voltado para estudantes que já tenham concluído ou estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio, tendo seu corpo docente de educadores/as voluntários e sem qualquer taxa ou mensalidade dos/as educandos/as que fazem parte do projeto – assistir às aulas é inteiramente gratuito.

Criado em 2018, o Cursinho Popular Construção funcionou em seu primeiro ano de atividades na Escola Estadual Dr. Ângelo Mendes de Almeida, localizada próximo à estação Jabaquara de metrô, por meio do convênio com o Programa Escola da Família (PEF). Com o fim do PEF nessa escola em 2019, o cursinho passou então a funcionar na Escola Estadual Dona Pérola Byington, situada também na região do Jabaquara. Por conta do desligamento da escola do Programa em 2020, tivemos de mudar de sede novamente, chegando à Escola Estadual João Amos Comenius, na Vila Santa Catarina. Porém, por conta da pandemia acabamos não atuando ali presencialmente. Ao longo do período pandêmico, estreitamos os laços com movimentos populares da região de Cidade Ademar, levantando ações emergenciais de distribuição de alimentos coletivamente. Em 2022 passamos a atuar no Centro Frei Tito, espaço articulador de lutas muito importante na região, e que hoje nos acolhe para que possamos pôr em prática nosso projeto. 

Entendemos a Educação como direito e não como mercadoria, por isso incentivamos o acesso ao ensino superior público, sem descartar as possibilidades de acesso ao ensino privado, via SISU ou FIES. Nesse sentido, atuamos também para informar e discutir com os estudantes sobre as políticas de cotas, os editais sobre moradia e auxílio estudantil, além de dados como nota de corte, quantidade de candidatos por vaga, etc., buscando demonstrar possibilidades reais de acesso à universidade pública.

Nosso trabalho é voluntário, buscando sempre a escuta das demandas e o diálogo aberto com os/as estudantes. Entendemos que, mais do que uma ação de voluntariado, o cursinho é parte integrante de uma série de coletivos e movimentos sociais que atuam para refletir e transformar a realidade no âmbito da educação nacional, com foco nos estudantes para os quais foi marginalizado o acesso ao ensino superior. Mais do que filantropia, buscamos, com a atuação do cursinho, construir uma rede de solidariedade e construção crítica coletiva sobre o papel da universidade e quem a compõe.

As portas do Cursinho Popular Construção estão sempre abertas para o diálogo e para a soma de forças na luta. Estamos em busca de educadores/as nas áreas de Química, Geografia, História e Inglês. Mas se for de alguma outra área e tiver interesse, venha também!

As matrículas para estudantes em 2023 já estão abertas. Contamos com a ajuda coletiva de compartilhamento e incentivo a estudantes que pensam no ingresso em uma universidade e também àqueles que não acreditam que esse seja um lugar possível. O trabalho da Educação Popular se faz no debate crítico sobre ocupação de lugares, principalmente aqueles que são nossos por direito. É preciso falar sobre a universidade, ocupá-la e transformá-la!

Saiba Mais

Cursinho Popular Construção

Instagram: @cursinhopopularconstrucao

Outros links e redes: https://linktr.ee/CursinhoPopularConstrucao

Imagens: Cursinho Popular Construção

Compartilhe:

Escrito por Expresso Periférico

Deixe um comentário