Por Sergio Pires (O Bairro Cidade Ademar)

De acordo com alguns comerciantes e frequentadores da Praça do Jardim Miriam, a antiga gibiteca, hoje sede da ONG Em Boas Mãos, não realiza quaisquer tipos de atendimentos estéticos ou médicos no local. Segundo a portaria de número 18/SUB-AD/GAB/2023, publicada em 25 de fevereiro deste ano, o local foi destinado para a realizações de ações de atendimento estéticos e médicos em geral.

Segundo o comerciante José Augusto Lima, de 53 anos, o local permanece fechado quase todos os dias. “Já vi pessoas entrarem ali, mas não sei o que eles fazem”, disse. Já os frequentadores da praça e algumas pessoas que transitam no local diariamente afirmaram à reportagem do jornal O Bairro Cidade Ademar, que a antiga gibiteca funciona para cadastro e distribuição de cestas básicas.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Cidade Ademar, informa que na Praça do Jardim Miriam funcionava o espaço chamado Gibiteca, em convênio com o cartunista Mauricio de Sousa. Este venceu em 2017 e não foi renovado. Os gibis continuaram a ser entregues até 2020. Após o vencimento do convênio, todos os gibis e bonecos foram para a Praça de Atendimento da Subprefeitura Cidade Ademar.

A Subprefeitura informou ainda que, em 2022, a ONG Boas Mãos apresentou uma proposta para ocupar o espaço. Uma cessão de uso foi firmada com a ONG em abril de 2022 e o acordo é renovado a cada três meses. As despesas do local como: água, luz, telefone, internet e segurança são de responsabilidade da ONG, sem custos para a Prefeitura.

Espaço onde funcionava a antiga Gibiteca Turma da Mônica

A reportagem do jornal O Bairro tentou entrar em contato com a ONG Em Boas Mãos pelo telefone e também pelo e-mail que consta no site https://emboasmaos.org/, entretanto, as duas formas de contato estão desatualizadas. A reportagem também enviou uma mensagem no site e até o fechamento da matéria não obteve resposta.

O texto e as imagens deste artigo foram publicadas originalmente no site O Bairro Cidade Ademar, iniciativa parceira do Expresso Periférico.

Compartilhe:

Escrito por Expresso Periférico

Deixe um comentário