Escritor leva sua obra da literatura periférica para distribuir em escolas públicas

O artista e escritor José Sarmento tem circulado neste ano de 2023 por diversas escolas públicas das periferias de São Paulo e até de Diadema para falar do seu trabalho e, em especial, de seu último livro, VAZANTE- LÁ e CÁ. Vencedor do prêmio ProAC 2021, o autor vem distribuindo o livro para alunos e professores como contrapartida do projeto. O autor é paraibano e aprendeu a ler aos 14 anos. Filho de pais analfabetos, teve uma infância no sertão nordestino com muitas carências e trabalhou como boia-fria até os 19 anos. Terminou o Ensino Médio depois dos 50 anos e graduou-se em História com bolsa do ProUni. É escritor de literatura periférica, autor de 13 livros. Divulga uma tetralogia que escreveu sobre bairros periféricos em escolas e saraus. Bixiga, um cortiço dos infernos; Paraisópolis, caminhos de vida e morte; Ângela, um jardim no vermelho e os Miseráveis da Seca. Frequenta saraus e espaços de resistência e divulgação cultural em que declama seus textos, que chama de ProSia, e leva seu projeto Poesia na Cabeça para as escolas.

Ao visitar as escolas, o escritor expõe seus 13 livros numa mesa e vai palestrando sobre eles, sobre sua vida e sua trajetória como escritor. Apresenta sua tetralogia sobre retirantes que moram nas periferias de São Paulo (Paraisópolis, Bixiga, Ângela e Os Miseráveis da Seca) e sua mais recente produção, VAZANTE- LÁ e CÁ, que fala no enredo de um ex-operário aposentado e sobre sua descoberta do livro, leitura, literatura, poesia, saraus. Na apresentação, o autor fala das dificuldades que ele enfrentou, como ex-trabalhador do audiovisual, para escrever, editar, achar leitor, livraria, distribuição. O autor mostra imagens, fotos, reportagens sobre sua carreira, seus livros, declama textos autorais e não autorais, estimula alunos e professores das escolas a declamar ou ler textos também. E distribui livros. Muitos livros. Para cada apresentação, o autor distribui de 30 a 40 livros. Às vezes até mais! A apresentação é um grande teatro e foge um pouco do modelo das palestras tradicionais. Com sua voz marcante e potente, Zé Sarmento rouba a cena num grande teatrão literário.

Confira as escolas já visitadas pelo autor em 2023 com o Projeto Poesia na Cabeça em que realiza palestra e distribuição do livro VAZANTE- LÁ E CÁ para alunos e professores. E a lista continua aumentando.

EMEB Dr. Átila Ferreira Vaz

Rua Badejo, 70 – Eldorado – Diadema – São Paulo – SP

EMEF Prof. Aldo Ribeiro Luz.

Rua Jean Coralli, 135 – Jaraguá – São Paulo – SP

EMEF Dep. João Sussumu Hirata

Estrada do Alvarenga, 2113 – Pedreira -São Paulo – SP

E.E. José Porphyrio da Paz

Rua José Alves da Silva, 870 – Parque Novo Santo Amaro – São Paulo – SP

E.E. Pastor Cícero Canuto de Lima

Rua Cipotuba, 37 – Morro do Índio – São Paulo – SP

EMEF Padre Aldo da Tofori

Rua Miguel Fleta, 167 – Pq. Dorotéia – São Paulo – SP

EMEF Dep. José Blota Júnior

Rua René Castera, 601 – Chácara da Enseada -São Paulo – SP

EMEF Zulmira Cavalheiro Faustino

Rua Melo Coutinho, 69 – Parque Regina – São Paulo – SP

EMEF Jardim Mitsutani I – Paulo Patarra, Jornalista

Rua 14 De Outubro, 10- Cohab, São Paulo – SP

EMEF Fagundes Varella

Rua Augusto Barbosa Tavares, 716 – Jd. Maria Sampaio – São Paulo – SP

Imagem: Acervo do autor

Compartilhe:

Escrito por Prof. Betinho

Roberto Bezerra dos Santos, professor Betinho, é formado em Letras pela USP e atua na rede pública de ensino desde 1996, sendo desde 2002 professor concursado de Língua Portuguesa no município de São Paulo e desde 2003 no município de Diadema. Ativista cultural, do movimento negro (Círculo Palmarino) e Hip Hop, é presidente de time de várzea (GRE Congregação Mariana). Facebook: professorrobertobetinho Instagram: profbetinho Twiter: profbetinho1973

Deixe um comentário