Retomamos a publicação do editorial que não foi, registrando um momento de resistência e reconstrução.

No final de 2024, estávamos preparando a nossa edição para o Novembro Negro e, não por coincidência, a partir daquele mês não conseguimos mais publicar. O Expresso Periférico sofreu um ataque que resultou na perda de muitas matérias e afetou profundamente nossa produção editorial. Entre os textos que ficaram pelo caminho estava justamente o nosso editorial de novembro, escrito por Gabriel Messias, uma reflexão sobre o momento político e social que vivemos, inspirada no itã de Ogum presente no livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi.

O editorial de novembro, que agora retomamos, refletia sobre o sentimento de deslocamento e frustração vivido por Ogum e fazia um paralelo com os desafios enfrentados pelas lutas populares e pela esquerda em tempos de retrocessos e crises estruturais. Frente ao silêncio inesperado, também nos vimos diante da necessidade de entender o que se perdeu e o que pode ser reconstruído.

Durante a reunião do coletivo editorial do Expresso Periférico, optamos por retomar a publicação deste editorial que não foi. Mais do que recuperar um texto perdido, essa publicação reafirma nosso compromisso com a comunicação popular e estimula a criação do documento deste momento.

Imagem: Constelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *