A luta pela educação popular: o sonho da nova sociedade

O Expresso Periférico traz até vocês um pouco da história de uma jovem, que mergulhada na formação da ciência que diz respeito à vida, vai desenvolvendo o senso crítico, sensibilidade humana, e passa a se engajar coletivamente para o enfrentamento da realidade de exclusão social na periferia desta cidade, onde, em graus diferentes de vulnerabilidades, afeta uma parte significativa da população, principalmente a juventude. É dentro deste quadro de carências, que nossa entrevistada e um coletivo de educadoras e educadores vem atuado na educação, sempre trazendo novas ideias, participação popular, otimismo e um sorriso encorajador.       

Morando na capital iniciou sua atuação
Veio de outro ponto para atuar aqui na região
Vejam a sua história na sua apresentação.

Meu nome é Stephanie Costa Grimaldi Goede, formada em ciências biológicas. Moro na Penha, zona leste da cidade de São Paulo. Atuo como professora do ensino fundamental 2 na rede municipal de São Paulo, além de atuar como professora e coordenadora do Cursinho Popular Construção. Não sou natural de São Paulo e minha família reside em Campinas, cidade onde eu nasci. Me mudei para São Paulo em 2020, ano no qual dou início a minha atuação junto ao Cursinho Popular Construção e junto ao Centro Frei Tito, atuando também no coletivo Orgânicos de Cidade Ademar.

Usando a pedagogia
No ato de educar
Trocando saberes
E atuação popular
Agindo politicamente
A arte de transformar.

A minha atuação junto aos movimentos populares foi motivada pelo meu envolvimento e interesse pela área de Educação, principalmente por ter participado de projetos ao longo da minha formação universitária que me possibilitaram compreender a necessidade da coletividade e engajamento político crítico para a construção de uma Educação de qualidade e libertadora. A aproximação com os coletivos foi uma escolha para uma atuação política junto a movimentos populares, por defender que as mudanças que queremos para a nossa sociedade devem ser construídas pela luta popular. O ano de 2020, quando inicio minha atuação no Cursinho e orgânicos Cidade Ademar, demandou muita aproximação dos coletivos para enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19, e desde então o objetivo tem sido ampliar a atuação conjunta dos movimentos atuantes no Centro Frei Tito.

Valorizando o saber
Buscado a inclusão
Com jovens periféricos
Através da educação
Acesso à universidade
E mais participação.

O Cursinho Popular Construção é um curso preparatório para os vestibulares, focando no ENEM, voltado a estudantes que estão finalizando ou já finalizaram o Ensino Médio na rede pública de ensino. Estamos situados no Centro Frei Tito desde 2022. O Cursinho se constrói como um projeto de Educação Popular, totalmente gratuito, e que tem como objetivos centrais a formação política e emancipadora de estudantes, além de garantir a defesa pelo acesso à educação superior como forma de garantir o direito à Educação a quem as vagas nas universidades vêm sendo historicamente negadas.

A Goede apresenta
A dinâmica vivenciada
A realidade adversa
A ser trabalhada
Com esforço e carinho
Valorizando a moçada.

Funcionamos aos sábados com aulas das matérias referentes aos vestibulares e aulas sobre informações importantes das universidades, além de rodas de apoio psicológico, visitas a universidades e debates sobre conjuntura e política. Nós acolhemos anualmente cerca de 60 estudantes, mas ao longo do ano ainda vemos muita evasão, fenômeno comum aos cursinhos populares, uma vez que a permanência no processo é muito impactada pelos desafios materiais que estudantes enfrentam, sendo na maioria das vezes forçados a acumular estudos, trabalho e cuidados com a família. A efetivação das vagas no início dos anos passa por critérios de priorização das vagas a pessoas negras, LGBTQI+ e mulheres, que fizeram ensino básico em escolas públicas. No ano de 2023/24 tivemos 24 aprovações de estudantes nos vestibulares, sendo 11 dessas em universidades públicas. 

Sonhar coletivamente
Passa a ser realidade
Doando tempo e saber
Em prol da coletividade
Igualdades de direitos
E uma nova sociedade.

O meu sonho é que em breve não seja necessário pensar em um cursinho pré-vestibular, pois isso significaria avanços no caminho de uma universidade pensada para todas/os e garantida como um lugar democrático de construção da sociedade. O caminho para esse cenário deve ser construído pela luta popular, e por isso seguimos fortalecendo as lutas pela Educação Popular como uma das ferramentas para viabilizar as mudanças que sonhamos para a nossa sociedade. 

Parabéns, Stepfanie
E equipe em ação
Quem poder somar
E ter mais informação
Abre o site abaixo:
Cursinho Popular Construção

Imagens: Acervo pessoal da entrevistada

Compartilhe:

Deixe um comentário